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15/02/2019

Cliente GBrasil

Expansão do Grupo Tupan no Nordeste consolida empresa como uma das maiores distribuidoras de materiais de construção do País

Trabalho realizado pela assessoria de contabilidade Acene (GBrasil | Recife-PE) adapta a Tupan à legislação de cada Estado e viabiliza crescimento de mercado

da Redação

Ao longo dos 35 anos de atividade, o Grupo Tupan se consolidou como uma marca capaz de crescer constantemente e aliar seus planos à maneira mais produtiva de atender seus clientes: mantendo a proximidade com eles. A empresa, que começou como um pequeno negócio especializado na venda de materiais de construção em Serra Talhada (PE), se expandiu e hoje abriga lojas e centrais de distribuição em vários Estados do Nordeste. A Tupan é hoje uma das 22 maiores varejistas de materiais de construção do País, de acordo com o ranking de 2018 da entidade setorial Anamaco. 

A expansão da empresa nas últimas décadas a coloca como uma das principais concorrentes na disputa pelo mercado brasileiro, além de possibilitar o alcance a novos clientes, por meio da ampliação do catálogo de produtos fornecidos. 

Além da Tupan, fazem parte do grupo a transportadora Dispan, cuja frota possui mais de 230 caminhões, e a Distribuidora Distac, premiada em 2018 como oitava maior atacadista nacional no setor de materiais de construção pelo ranking da Anamaco. O grupo possui 1,9 mil colaboradores e 364 representantes comerciais. 

portal__adaptacaodeimagemCentro de Distribuição Distac no Maranhão. Crédito: Grupo Tupan

A estratégia de conquista de mercado do Grupo Tupan se baseia em três metas: apostar no crescimento por meio da importação, da fabricação de produtos próprios e da proximidade com o cliente, a fim de agilizar a distribuição e reduzir custos. 

Além disso, a Tupan irá construir um novo centro administrativo e logístico, em Recife (PE), em uma área de 80 mil metros quadrados. Os crescimentos da receita e da empresa se consolidam em meio à crise econômica que causou retração por dois anos seguidos no PIB nacional. 

O presidente do grupo, Carlos Aurélio Carvalho Nunes, lembra que a empresa já atravessou as crises econômicas causadas pela hiperinflação lá no início das atividades da Tupan, na década de 1980, além da dificuldade de relacionamento com fabricantes nos dois primeiros anos de atividade. "Juntos, enfrentamos tudo pelo bem do grupo", explica Nunes, ao destacar a união familiar como um dos pilares do sucesso da empresa. 

O grupo também está engajado nas mídias e redes sociais por meio do marketing promocional. O escritor e poeta Bráulio Bessa é, hoje, o garoto-propaganda da empresa. Ele substituiu o cantor e compositor Dominguinhos, que faleceu aos 72 anos em 2013. 

Ganhando mercado 

As centrais de distribuição do Grupo Tupan estão presentes nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Maranhão e os mais recentes na Paraíba e na Bahia; essas centrais são próprias para distribuição de materiais de construção e materiais elétricos. Já as home centers, lojas da divisão de varejo que fornecem materiais de construção e de utilidade doméstica, estão em Pernambuco (Recife, Serra Talhada e Caruaru) e em Alagoas (Maceió), com aproximadamente 16 mil clientes ativos. 

Soma-se a todos esses empreendimentos a necessidade de ampliar o mercado e se adaptar à legislação tributária nos locais onde a Tupan já dispões de lojas de varejo e centrais de distribuição atacadistas. Carmelo Farias, diretor da Acene Contabilidade (GBrasil | PE), assessoria contábil e tributária responsável pela intermediação da ampliação da Tupan nos últimos 15 anos, avalia que o trabalho da Acene é muito mais essencial nesse processo de expansão. "É um trabalho que fazemos, as adaptações tanto à legislação, inclusive às normas internacionais IFRS, quanto ao conjunto de normas estaduais determinadas. A Acene faz assessoramento contábil e tributário para todas as centrais de distribuição, transportadora e home centers do grupo", explica. 

O diretor da assessoria ressalta que o trabalho da Acene foi viabilizar a expansão dos negócios da Tupan, por meio de regimes tributários especiais em cada Estado e condição de incentivos fiscais. Ele diz que adaptar a empresa à legislação de cada local é um dos maiores desafios da Acene com esse cliente. 

O trabalho para a abertura de uma central de distribuição no Ceará, por exemplo – usufruindo do incentivo fiscal e a com condição de substituto tributário – foi feito em parceria entre a Acene Contabilidade e a Marpe Contabilidade (GBrasil | CE). 

Regimes especiais 

A Tupan tem passado por um processo de otimização tributária. Carmelo Farias ressalta que o trabalho é minucioso e, conforme as exigências do Fisco, demanda precaução com o planejamento tributário e com a qualidade das informações declaradas. "Para cada Estado é feito um estudo diferente, com o objetivo de avaliar dentro do que o Estado oferece as possibilidades e o incentivo fiscal adequado à empresa", afirma Carmelo Farias. 

Em Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Ceará, a empresa Distac é detentora de regimes especiais, inclusive o de substituto tributário. Na Bahia e na Paraíba, locais onde estão as centrais mais recentes, a empresa está em fase de pleito para a condição de substituto.

É preciso um planejamento adequado para decidir pela opção de contribuinte substituto tributário ou substituído. Na condição de substituído, o atacadista fica responsável pelo recolhimento antecipado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), na aquisição para revenda, cobrado pelo seu fornecedor. Já na condição de contribuinte substituto no Estado onde atua, o próprio atacadista arrecada o ICMS-ST dos clientes, com aplicação da MVA (Margem de Valor Agregado), definida pelo Confaz, e repassa o imposto ao Fisco de cada Estado.

 

Confira o perfil do Grupo Tupan publicado na edição de n.º 19 da revista Gestão Empresarial.

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