Fechar
Acesso restrito


Notícias

20/06/2017 - Cem anos e muitas faces: conheça a trajetória da Barbosa & Marques, fabricante dos queijos Regina



Versátil e sem medo de mudar. A empresa mineira e familiar Barbosa & Marques, detentora da marca de laticínios Regina, chegou aos 102 anos de existência e atravessou quatro gerações enfrentando as adversidades político-econômicas do Brasil. Em 1915, os amigos e sócios Francisco Alves Barbosa e Antônio Marques compraram, em Carangola (MG), uma fábrica de sabão, primeira atividade desenvolvida pela companhia. Dois anos depois, Barbosa se retirou da sociedade, mas seu nome foi mantido. De lá para cá, o negócio passou pelos ciclos de comércio – refinação de açúcar, produção de macarrão, suinocultura, laticínio e venda e torrefação de café. “Todas deixam legado e experiência. Algumas transições foram por opção do negócio; outras, por questões de mercado ou da própria legislação vigente na época”, conta o gerente comercial Marco Rocha.

A entrada no mercado lácteo ocorreu na década de 1930 com uma pequena fábrica de manteiga. “Começou por um convite de um amigo do dono para se associar. Chamava-se Manteiga Paiva. Com o passar do tempo, a atividade foi crescendo e acabou se tornando o negócio principal da empresa. Fomos abrindo mão das outras atividades no decorrer dos anos, e o laticínio acabou sendo preponderante”, relata.

A trajetória da Barbosa & Marques acompanhou a maturação da indústria nacional de laticínios. Iniciou a operação com a manteiga e hoje produz queijos, creme de leite, bebidas lácteas, leite em pó, soro de leite em pó e leite condensado. Vivenciou também a evolução dos processos produtivos, como a introdução de embalagens a vácuo e a mecanização e o resfriamento do leite nas fazendas produtoras. “A companhia nasceu e continua familiar. Os herdeiros são extremamente profissionais. Talvez esse seja o segredo do sucesso: a mentalidade do negócio é empresarial e não familiar”, avalia o colaborador, ao falar sobre a sucessão de gerações.

Leia aqui a matéria completa, publicada na edição nº 39 da revista Gestão Empresarial (página 26).

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa