Fechar
Acesso restrito


Notícias

01/11/2017 - Academia Empresa Fácil oferece cursos de capacitação aos empresários no Paraná

Dolores Biasi Locatelli, associada GBrasil, integra equipe de treinamento do programa


Da esquerda para a direita: o representante da Faciap PR, Gilson Strechar; o representante do CRC-PR, Mauro Moreschi; e a diretora da EACO e representante da Fecomercio PR, Dolores Biasi Locatelli. Foto: Divulgação

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) tem investido em simplificar a abertura das empresas. Responsável por integrar o sistema de diferentes órgãos reguladores e licenciadores, a autarquia criou a Academia Empresa Fácil Paraná para uniformizar os procedimentos nas etapas de integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e as informações dos órgãos estaduais e municipais. Além disso, outras 11 juntas comerciais no País são integradas ao sistema.
 
A Academia surgiu da necessidade de orientar os usuários paranaenses a respeito dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, além de treiná-los para utilizar o sistema. “A virada do procedimento foi muito complexa porque antes o processo era feito no papel e agora tudo é digital. Com isso, a Jucepar teve a iniciativa de fazer um treinamento permanente dos procedimentos”, explica Dolores Biasi Locatelli, diretora da EACO Consultoria e Contabilidade (GBrasil | Curitiba – PR) e representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomercio PR).
 
Além da empresária contábil, a Academia também é composta por Gilson Strechar, representante da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Mauro Moreschi, representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), com o apoio da procuradoria da Jucepar para estudos das normativas do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) e demais legislações que regem a matéria.
 
O projeto começou em 2016 com o desenvolvimento de cursos on-line para atingir empreendedores de todo o Estado com temas como Sociedade Anônima, Cooperativas e Empresas Individuais. “Houve uma procura de mais de sete mil pessoas pelo programa e sentimos a necessidade de realizar palestras presenciais gratuitas no Estado. No ano passado, realizamos aulas na capital e no interior e, em 2017, para advogados na OAB/PR, para contadores do CRC-PR e em nove cidades do interior para contadores, advogados, administradores e usuários”, relembra Dolores.
 
Abrangência nacional
Os membros da Academia Empresa Fácil desenvolveram o Manual da Empresa Fácil em 2016 e, em 2017, promoveram a atualização do Manual de Registro, com o resumo das novas instruções normativas do DREI. Segundo Dolores, essas normas possuem abrangência nacional. “Atualmente, o sistema tem proporcionado agilidade no registro das empresas paranaenses devido à adequação dos documentos a ser levados a registro e também em outras 11 juntas comerciais integradas. Se as informações repassadas fossem seguidas, o processo de registro empresarial seria mais ágil, o que faria a economia girar mais rapidamente e gerar emprego e renda”, finaliza. 

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa