Fechar
Acesso restrito


Notícias

20/04/2018 - Fundação Gol de Letra promove biblioteca comunitária para crianças no Rio de Janeiro

Projeto oferece oficinas de leitura e escrita para crianças que moram no bairro do Caju



Fundada pelos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo, a Fundação Gol de Letra atende crianças, adolescentes e jovens e promove educação integral por meio do esporte, da cultura e da formação para o trabalho. Com forte atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro, a instituição já atendeu mais de 15 mil pessoas com seus programas e projetos nos últimos 20 anos.

Entre eles, está a Biblioteca Comunitária Carlos Ghosn, localizada no bairro do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro, que promove oficinas de leitura e escrita para as crianças que moram na comunidade como forma de reforço escolar. De acordo com a Fundação, cerca de mil analfabetos dos 1.819 localizados na zona portuária são residentes no bairro, o que corresponde a 56%.

Nos atendimentos diários, a instituição oferece contações de histórias; rodas coletivas de leitura; acessos aos jogos eletrônicos, à brinquedoteca, à ludoteca e aos computadores para pesquisas na internet; produção de documentos e jogos; e empréstimos de livros. Além disso, também são realizadas semanalmente oficinas de leitura e escrita. A biblioteca itinerante ocorre a cada trimestre, com produção artística, leitura e contação de histórias em locais externos, como comunidades escolas, organizações sociais do Caju e de outros bairros da cidade. E, ao fim do ano, é produzido o livro Gol de Letrinhas, com contos escritos pelas crianças atendidas pelo projeto.

Por meio da Lei de Incentivo Cultural, a DPC – Domingues e Pinho (GBrasil | RJ e SP) apoia a Biblioteca Comunitária Carlos Ghosn, em que parte do Imposto Sobre Serviços (ISS) é destinado à Fundação. “A escolha da instituição e do projeto foi realizada pela DPC entre as milhares que são credenciadas à prefeitura. Buscávamos apoiar um trabalho sério, reconhecido e com projetos ligados à educação e à cidadania, e a biblioteca se encaixou perfeitamente ao nosso propósito”, comenta Luciana Arakaki, da comunicação e marketing da empresa contábil.

“O apoio da DPC é bastante relevante. O projeto apoiado por eles é o primeiro da instituição nesse mecanismo de financiamento, e a participação de uma empresa como a DPC nos dá a certeza que devemos continuar com a biblioteca”, analisa Joana Moitas, do desenvolvimento institucional da Fundação Gol de Letra.

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa