Fechar
Acesso restrito


Notcias

30/10/2018 - Viso de longo prazo

Gestão visionária garante o sucesso do empresário Eugênio Coutinho, cujo portfólio variado de negócios inclui shopping center, universidade e construtora no Maranhão



Em novembro de 2016, em plenas crises política e econômica, a cidade de Caxias, na região dos Cocais, no Maranhão, inaugurava o Caxias Shopping Center, o primeiro da cidade. A ousadia empresarial trouxe 1,5 mil empregos diretos e pelo menos 3 mil indiretos para o município, que tem 170 mil habitantes com 76% nas classes C, D e E, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Foi um ato de coragem, mas, nos negócios, temos de olhar para o futuro”, afirma o idealizador e sócio do shopping, Eugênio Coutinho. Sua postura inovadora, tem lhe premiado com bons resultados à frente da diversificada holding que inclui a Universidade Facema, a Amorim Coutinho Engenharia e Construções e um loteamento em construção. 
 
Com área construída de 27 mil metros quadrados, o shopping abriga 108 lojas-satélite, oito megalojas, cinco lojas-âncora (incluindo a Riachuelo), 19 fast-foods e cinco salas de cinema. Em um ano e meio, o centro de compras se tornou um vetor de crescimento, atraindo novos projetos para o entorno. “Minha formação é em Eletrotécnica e Eletrônica, mas desde 85 passei a atuar como empresário em vários ramos de negócios. O setor que mais me seduz é o de incorporação de casa e apartamento. Adoro fazer casa para a baixa renda”, diz. 
 
A experiência na moradia popular e o reconhecimento do mercado permitiram que a empresa passasse a atuar também no segmento de alto poder aquisitivo. Para isso, o investimento em novas tecnologias foi fundamental. Um bom exemplo é a parede de concreto com fôrma de alumínio, que otimiza os processos e garante os prazos de entrega.  O zêlo com o cliente rendeu frutos. Hoje a construtora tem mais de 586 mil metros quadrados construídos em 18 anos de existência, 13 mil unidades entregues e 4 milhões de metros quadrados em terrenos para futuros lançamentos.
 
Centro Universitário
 
No ramo da educação, Coutinho mantém a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema), onde estudam 2,8 mil alunos. A Real Assessoria, filiada GBrasil na capital maranhense presta serviços para a holding nas áreas contábil, jurídica, fiscal e de recursos humanos. “É uma honra participar desse processo desde o início e ter avançado tanto no mercado”, ressalta Pires de Castro, gestor da Real, que tem um portfólio de 360 clientes, incluindo grandes empresas do setores de petróleo, gás, construção civil e saúde. 

Clique aqui e leia matéria completa na edição de nº 43 da revista Gestão Empresarial.
 

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
So Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa